SAC 0800 644 2924
Tiaraju
SAC 0800 644 2924
Tiaraju

blog

Confira tudo sobre a intolerância à lactose e conheça o nosso Redulac, seu novo aliado!

24.06.2022

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O que é a lactose?
  • O que causa a intolerância à lactose?
  • Como saber se tenho intolerância à lactose?
  • Como lidar com a intolerância à lactose?


O que é a lactose?

A lactose é um dissacarídeo presente nas microvilosidades da célula epitelial enterócito, e é característica do leite dos mamíferos, conhecido como o "açúcar do leite", sendo o principal carboidrato e de outros produtos lácteos. Além disso, o dissacarídeo é a mais importante fonte de energia durante o primeiro ano de vida de um ser humano, fornecendo uma grande parte da necessidade energética total em crianças. 


E o que causa a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é causada pela incapacidade de digerir a lactose. O problema é resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal β-galactosidase, comumente chamada de lactase. Ela constitui-se como um catalisador da reação da hidrólise da lactose em glicose e galactose, e é essencial para a digestão do leite. Quando hidrolisada, a lactose gera D-glicose e D-galactose. Após essa quebra da lactose, o produto final é utilizado pelo organismo. A deficiência de lactase acaba gerando uma dificuldade na quebra da lactose.


Mas, como saber se tenho intolerância à lactose?

Os principais sintomas da doença são náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto, quando algum produto contendo lactose for ingerido. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.


Então, como lidar com a intolerância à lactose?

A remoção de leite e derivados da alimentação é uma das principais formas de tratamento utilizadas por indivíduos com intolerância à lactose, porém, existem outras opções, como a suplementação com lactase. A suplementação de lactase é uma ótima alternativa para esses indivíduos, pois ela auxilia na digestão desse açúcar (lactose), reduzindo o desconforto gastrintestinal, possibilitando o consumo de leite e seus derivados. Por isso, consulte um nutricionista para descobrir qual a dosagem correta.


Se você possui intolerância à lactose, conheça o Redulac, um suplemento do Laboratório Tiaraju que auxilia na digestão da lactose. É recomendado o consumo de 1 comprimido antes da ingestão de produtos de origem láctea. 


Acesse nossa Loja Virtual e conheça este e mais produtos. 

últimas notícias